PLANO DE AULA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

CONTO "PAUSA" MOACYR SCLIAR

OBJETIVOS:

ESTIMULAR O GOSTO PELA LEITURA;
DESENVOLVER A COMPETENCIA LEITORA, ESCRITORA E DISCURSIVA;
DESENVOLVER A SENSIBILIDADE, ESTÉTICA, IMAGINAÇÃO, CRIATIVIDADE E O SENSO CRÍTICO;
ESTABELCER RELAÇÕES ENTRE O LIDO, VIVIDO, OU CONHECIDO(CONHECIMENTO DE MUNDO) E SEUS ASPECTOS LINGUILISTICOS;
INSERIR E IDENTIFICAR INFORMAÇÕES ESPECIFICAS E IMPLICITAS;
EXERCITAR OS CONHECIMENTOS DOS ELEMENTOS DA NARRATIVA COMPREENDER AS PARTICULARIDADES DA NARRATIVA.

CONTEÚDO:

ANÁLISE LITERÁRIA;
ELEMENTOS DA NARRATIVA;
GÊNERO: CONTO;
VOCABULÁRIO;
MARCADORES DE TEMPO E LUGAR;
PARAGRAFAÇÃO;
PONTUAÇÃO;

TEMPO ESTIMADO: 6 A 10 AULAS

PÚBLICO ALVO:    6º ANO

MATERIAL NECESSÁRIO:

CONTO "PAUSA" - CÓPIA PARA CADA ALUNO;
DICIONÁRIO;
CADERNO, LÁPIS, BORRACHA E CANETA;
DATA SHOW E INTERNET;

DESENVOLVIMENTO:

SONDAGEM ORAL;
APRESENTAÇÃO DO VÍDEO A GRANDE FAMÍLIA;
CLIPE DVD GRANDE FAMÍLIA - EPISÓDIOS 2001 A 2006 

REFERENCIAS:

WWW.YOUTUBE.COM
RODA DE CONVERSA: EXPLORAÇÃO DO SERIADO;

QUESTIONAMENTO: O QUE ESPERAM SOBRE UM TEXTO COM O TITULO PAUSA?

PESQUISA: A DEFINIÇÃO DA PALAVRA PAUSA NO DICIONÁRIO;

CITE EM QUAIS SITUAÇÕES QUE PODEMOS "PAUSAR"

FAZER UMA LEITURA COMPARTILHADA DO TEXTO: PAUSA

O QUE FOI QUESTIONADO ANTERIORMENTE À LEITURA FOI CORRESPONDIDO?

O QUE ENTENDERAM DO TEXTO?

ONDE ACONTECEU? QUANTO TEMPO DUROU? QUEM SÃO OS PERSONAGENS?
 TEMA?

DISCUTA SOBRE QUEM CONTA A HISTÓRIA?

DIFERENÇAS ENTRE AUTOR E NARRADOR.

BIOGRAFIA DO AUTOR MOACYR SCLIAR

QUAIS SÃO AS SEMELHANÇAS ENTRE O TEXTO E O VÍDEO?

QUAIS SÃO AS SEMELHANÇAS DO TEXTO E DO VÍDEO COM A NOSSA REALIDADE.

EM DUPLAS:

REFLETIRAM A ELABORAÇÃO DE UMA TABELA/FICHA:

QUAL O TEMA DO TEXTO?
POR QUE O AUTOR USOU O TÍTULO PAUSA?
QUAL O TIPO DE NARRADOR? ELE PARTICIPA DA HISTÓRIA?
QUAIS SÃO OS PERSONAGENS?
QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E PSICOLÓGICAS DOS PERSONAGENS PRINCIPAIS?
QUAL O MOMENTO DE MAIOR TENSÃO NO TEXTO?
QUAL SEU DESFECHO?
LOCALIZE OS MARCADORES DE TEMPO E ESPAÇO.
PROCURAR PALAVRAS QUE NÃO CONHECEM NO DICIONÁRIO.
IDENTIFIQUE QUAL O GÊNERO TEXTUAL PERTENCE O TEXTO LIDO.
ESTUDO DETALHADO DO GÊNERO CONTO, ELEMENTOS SITUAÇÃO DE PRODUÇÃO E DE CIRCULAÇÃO.
PRODUÇÃO ESCRITA INDIVIDUAL;
FAZER A REESCRITA DA HISTÓRIA, PROPONDO UM NOVO FINAL. O PERSONAGEM FOI PARA A CASA E O QUE ACONTECEU?

INTERTEXTUALIDADE 

MÚSICA : COTIDIANO - CHICO BURAQUE

PENSE NA SUA ROTINA, NO SEU COTIDIANO, VOCÊ GOSTARIA DE DAR UMA PAUSA?
EM QUÊ?
ESCREVA UM COMENTÁRIO PARA SER POSTADO NUM MURAL, NUM BLOG OU FACEBOOK

AVALIAÇÃO

CONTÍNUA E PROGRESSIVA.

REFERÊNCIAS:

DOLZ, JOAQUIM - GÊNEROS E PROGRESSÃO EM EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA.
ROXANE - LETRAMENTO E CAPACIDADES DE LEITURA PARA CIDADANIA.
SCLIAR - PAUSA - CONTO BRASILEIRO

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário